O que é a energia solar?
É a energia gerada a partir da luz do sol. Pode ser aproveitada de diversas formas, seja por aquecimento solar, energia heliotérmica ou então a mais conhecida, energia solar fotovoltaica.
Esta, por vez, é uma das fontes de energia alternativa mais conhecidas. A energia fotovoltaica é uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável. O calor e a luz solar são uma das fontes de energia mais promissoras do mundo, pois além de ser inesgotável de uma perspectiva humana, não gera resíduos e possui alto índice de aproveitamento.
Vê-se cada vez mais indústrias e residências utilizando a geração de energia solar fotovoltaica. Este crescimento deve-se ao fato de que cada dia há uma procura maior por formas de geração de energia que não agridam a natureza e que sejam economicamente favoráveis a quem investe.
Como funciona a energia solar fotovoltaica?
Esta é gerada a partir da captação e armazenamento da energia proveniente da luz do sol através de placas fotovoltaicas. Os elétrons nas placas se deslocam, e esta energia é então transformada em corrente elétrica.
E quando não tem sol?
Em dias nublados e chuvosos, a captação ocorre de forma reduzida, mas ainda ocorre. Por não depender do calor e sim dos raios ultravioleta, a geração de energia pode continuar mesmo em momentos de céu encoberto. Durante a noite, entretanto, não há captação.
Benefícios
De funcionamento: Por ser uma fonte de energia primária, não necessita ser convertida para funcionar. Permite baixa manutenção, pois apenas há a necessidade de limpar o sistema uma vez ao ano.
Econômicos: Pode haver uma redução de até 95% na sua conta de energia elétrica, além de não lhe deixar sujeito à inflação anual da energia elétrica. O investimento possui durabilidade de 25 a 35 anos e valoriza muito o patrimônio onde é instalado.
Caso não haja consumo de 100% da energia gerada, ainda é possível gerar créditos e aplica-los em contas de energia de seus outros patrimônios.
À natureza: A energia solar fotovoltaica é limpa – não gera resíduos e é livre de emissões de CO² e gases de efeito estufa; renovável – sua fonte é inesgotável; e sustentável – não deixa o consumidor dependente de fontes que poluem e agridem a natureza, como os combustíveis fósseis.